16 de fev de 2015

AD em Itapevi (SP) despede-se do pastor Portela e recebe o pastor Elizeu Martins

Pastor Portela jubila após 29 anos à frente do Setor
Diretor da Escola de Missões das ADs assume Liderança

Pastor José Wellington ao centro ladeado pelos pastores
Elizeu Martins a esquerda e Manuel Portela à direita

A Assembleia de Deus, Ministério do Belém na cidade de Itapevi (SP), Setor 37, viveu na noite de quarta-feira, 11 de fevereiro, um momento histórico; em culto solene dirigido pelo pastor presidente, José Wellington Bezerra da Costa, contando com a presença de centenas de membros e obreiros, também algumas autoridades civis, após 29 anos na liderança da igreja na região, o pastor Manuel Portela Filho, com honras de um grande servo de Deus deixou as atividades e foi jubilado aos 78 anos de vida.

Nos dias que antecederam o culto oficial de transição da liderança, os departamentos da igreja prestaram diversas homenagens ao seu querido pastor pelas três últimas décadas de profícuo trabalho, bem como a sua esposa, irmã Mirian Destro Portela e toda família; Pastor Portela é um dos mais antigos líderes do Ministério do Belém à frente de uma igreja ligada diretamente à Sede na Capital, dentre tantas realizações no Setor de Itapevi, destacamos a evangelização, discipulado e o batismo de milhares de novos crentes; a preparação de centenas de novos obreiros que foram consagrados ao santo ministério sob sua indicação e a conclusão do antigo e aquisição do imóvel, construção e inauguração do atual e grande templo-sede do Setor.

Além do líder da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) e da Assembleia de Deus em São Paulo (IEADSP), pastor Wellington, que teceu ricas palavras a respeito da vida, ministério e trabalho ilibado do pastor Portela; o pastor Eli Martins de São Carlos (SP) fez a leitura devocional do culto; o pastor José Prado Veiga, 2º vice-presidente da CONFRADESP e líder da Igreja no Itaim Paulista (SP), falou em nome de toda convenção estadual e o pastor Elandi Mariano da AD em Marília (SP), levou a igreja a meditar na palavra de Deus. O pastor Edvaldo Bueno, que integra a diretoria da EMAD também fez uso da palavra; a adoradora Sumara Santos da CPAD Music, além dos conjuntos musicais e orquestra do Setor louvaram ao Senhor. 

Além dos obreiros que fizeram uso da palavra, prestigiaram a reunião em Itapevi os pastores Lélis Marinhos (Atibaia - SP); Esequias Soares e Caravana (Jundiaí - SP); Edvaldo Bueno (Paulínia - SP); Misael e Braz Virgínio (Vargem Grande Paulista - SP); Antonio Carlos (Jardim Itapema - SP); Júlio Portela (Taubaté - SP) e o pastor Paulo Resende, representando o pastor Alberto Resende (Várzea Paulista - SP).

A vice-presidente da câmara municipal de São Paulo e recém eleita deputada estadual pela igreja, irmã Marta Costa fez parte do culto e destacou o brilhante trabalho aplicado por toda família Portela nas Assembleias de Deus do Belém. O prefeito da cidade, Dr. Jaci Tadeu da Silva, em reconhecimento ao trabalho realizado pelo pastor no município, lhe homenageou com uma placa e lhe concedeu em ato simbólico a chave da cidade; a primeira dama, aurora Bertolini e Silva também homenageou a irmã Mirian. De igual modo a câmara municipal prestou homenagens ao casal.

Emocionado, com seu jeito simples e cativante, sempre sorridente o pastor Portela agradeceu o apoio do ministério na pessoa do pastor José Wellington e sua família e o carinho, amizade e dedicação de todos os crentes de Itapevi durante os 29 anos de pastorado.

O novo líder do Setor escolhido pela diretoria da Igreja é o pastor Elizeu Garcia Martins; conhecido em todo país pelo seu empenho e dedicação à frente da Escola de Missões das Assembleias de Deus (EMAD), órgão oficial da CGADB; ao lado da esposa, irmã Maria Sonia Nunes Martins, filha, genro e netos, após oração conduzida pelo pastor Esequias Soares o obreiro assumiu a direção do trabalho.

Pastor Elizeu ao fazer uso da palavra agradeceu a confiança do pastor José Wellington; o apoio de sua família, o carinho do pastor Portela e a recepção de toda igreja pedindo aos irmãos que a partir de agora, além de trabalharem juntos, incluam em suas orações ele bem como toda sua família.

Os futuros missionários que forma a turma 2015 da EMAD acompanharam a reunião prestigiando assim o responsável pela instituição onde passaram todo este ano se preparando para seguirem para o campo missionário. O culto foi encerrado com a benção apostólica impetrada pelo pastor Paulo Resende, vice-presidente da igreja em Várzea Paulista (SP).

Por Tiago Bertulino
Fotos Gabriel Matias